Serviços Online Clientes/Distribuidores
Grupo Petrotec

SOLUÇÕES GPL BY PETROTEC

09-2017

Soluções GPL by Petrotec

Desde 1995, com a instalação da primeira bomba GPL em Portugal, que a Petrotec tem contribuído para a proliferação deste combustível automóvel. Atualmente, estimam-se que só nas estradas portuguesas circulem 45 mil carros a GPL.

 

O que é o GPL?

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é um subproduto derivado da refinação do petróleo ou como parte da extração do crude, sendo uma mistura de propano e butano. Posteriormente, os gases butano e propano são separados do crude.

É um combustível versátil e de fácil transporte, podendo ser transportado na sua fase líquida. Este derivado do petróleo tem um poder calorífico elevado (cerca de 12.000 kcal) e é um dos produtos, cuja combustão é mais inofensiva para o ambiente.

Nos automóveis, é armazenado em estado líquido a uma pressão de 7 bar (a mesma dos postos de abastecimento), num depósito especialmente desenvolvido para o receber, preparado para suportar até 30 bar de pressão.

 

Benefícios do GPL

- Mais económico.

- Menos poluente, com redução de cerca de 85% de emissões de gases nocivos face à gasolina.

- As performances são idênticas às dos veículos a gasolina na versão correspondente.

- Em caso de colisão, veículos a GPL são mais seguros do que veículos movidos a gasolina ou gasóleo.

- Reduz o desgaste do motor, assegurando ainda maior durabilidade.

 

Petrotec pioneira no GPL

Há precisamente 22 anos, a Petrotec fez parte de um dos mais impactantes marcos tecnológicos na indústria de retalho de combustíveis em Portugal. A 11 de Setembro de 1995, a Petrotec, em parceria com a Cuco Autogás, instalou a primeira bomba de combustível para abastecimento de GPL em postos de atendimento ao público. O posto de abastecimento de Esmoriz, em Ovar, acolheu uma Petrotec Universal GPL, num evento transmitido na televisão pública portuguesa – RTP, em horário nobre. Imaegem De Fundo Do Painel

Soluções GPL by Petrotec

Os equipamentos para abastecimento de GPL foram concebidos para garantir a maior eficácia e segurança durante o abastecimento, partilhando os mesmos componentes electrónicos da gama multiproduto de bombas de combustível Petrotec, que há mais de 34 anos se dedica ao desenvolvimento, fabrico e comercialização de equipamentos de abastecimento de combustível.

Todos os equipamentos Petrotec são projectados e construídos de acordo com as normas europeias aplicáveis, sendo objecto de certificações emitidas pelas entidades externas regulamentadoras, independentes e reconhecidas para o efeito, tanto nas vertentes metrológicas como de segurança.

No que toca aos requisitos e normas europeias de segurança para os equipamentos de GPL, a Petrotec garante o cumprimento da norma europeia EN 14678-1, no caso dos equipamentos simples e duplos. Nomeadamente, no que diz respeito à questão de segurança da fixação do breakaway. Imagemark19

Seguindo a norma EN-14678, nos equipamentos simples e duplos (sem mecanismo de recolha de mangueira) a fixação é feita no solo, e no caso dos equipamentos multiproduto, a fixação do breakaway é feita na estrutura do próprio equipamento, de acordo com o previsto no ponto 5.5.1.1. da EN-14678.

Nos equipamentos multiproduto, a Petrotec assegura ainda o cumprimento da norma EN 13617, que certifica a empresa para o design, fabricação e controlo de qualidade dos equipamentos.

Para além das normas europeias generalizadas, a Petrotec garante, ainda, o cumprimento de todo o enquadramento legal imposto para a comercialização dos seus produtos em cada mercado local.

 

Conheça as nossas soluções GPL

P2000 GPL

P5000 LH GPL

 

Para mais informações, visite www.petrotec.pt e entre em contacto com a nossa equipa comercial.

 

 

 

Voltar