Serviços Online Clientes/Distribuidores
Grupo Petrotec

FIDELIZAÇÃO NA LAVAGEM AUTO

12-2018

Fidelização na Lavagem Auto

Conheça os pilares do futuro da Lavagem Automóvel e as soluções do segmento, atualmente disponilizadas pela Petrotec, pela visão do Gestor de Produto do Grupo Petrotec, Gonçalo Mendes.

 

Muito se tem falado sobre o futuro da indústria automóvel. O que se pode esperar do futuro da Lavagem Automóvel?

Gonçalo Mendes: Aquilo que, há poucos anos, era apontado como futuro longínquo, hoje é presente. O carro elétrico é já uma realidade bem patente, faltando apenas perceber quando é que o parque automóvel fará a sua total transição para os combustíveis não-fósseis, como a eletricidade e o hidrogénio. A própria experiência de transporte passa a ser prioritária em detrimento da posse da viatura, passando a mobilidade a ser vista como um serviço.

No entanto, independentemente do rumo e/ou da velocidade dessas eventuais revoluções no sector, o negócio da lavagem automóvel continuará a ser uma realidade, e as variáveis que contribuem para a fidelização dos clientes serão as mesmas: qualidade, conveniência e experiência.

 

Mas,como se mede afinal o conceito de qualidade na atividade da lavagem automóvel?

2018 11 29 Artigo Site Infograf PtGonçalo Mendes: A qualidade passa pela eficácia, tanto na lavagem per si, como no acabamento. Temos que falar em resultados consistentes e regulares em cada viatura. Não basta ter qualidade uma vez, é preciso ter qualidade sempre! O resultado de uma lavagem com qualidade será um carro completamente limpo, um carro absolutamente brilhante e sem qualquer tipo de manchas. Atualmente, a limpeza integral das jantes tem sido apontada como um pré-requisito e um dos elementos mais valorizados pelos utilizadores dos veículos.

 

Porquê tanto destaque dado às jantes?

Gonçalo Mendes: Jantes sujas destroem a imagem de um carro lavado. Um conjunto de jantes sujas num carro recém lavado gera insatisfação.  Atualmente, entregar viaturas com rodas completamente limpas e brilhantes é, muitas vezes, o fator diferenciador entre as lavagens de carros, concorrentes. Normalmente, as jantes são atingidas por uma camada de pó dos travões e de sujidade de estrada, que são difíceis de remover. Espera-se que a limpeza especifica das jantes seja realizada no final do processo de lavagem do carro – com detergente suave e escova ou pano específico – para evitar que a sujidade armazenada se espalhe por todo o veículo. Após a lavagem das jantes, recomenda-se a aplicação de uma camada espessa de cera. Devemos ainda garantir que, num carro acabado de lavar, teremos pneus absolutamente negros.

 

Para além da boa qualidade da lavagem, também a conveniência é um fator importante para a satisfação do cliente…

Gonçalo Mendes: Correto. E, para a elevação da conveniência e comodidade dos clientes da lavagem automóvel, muito se tem feito, nomeadamente, com a automação dos sistemas de pagamento. Nos dias de hoje, esta tipologia de ferramentas permite, inclusivamente, que o utilizador nem saia do carro.

A somar a esta tendência, importa ainda falar na incessante procura de redução de tempos de espera no nosso dia a dia. Ou seja, a velocidade da lavagem é um fator muito importante e que tem sido considerado como fundamental para uma maior comodidade, sendo um indutor de fidelização dos clientes.

 

Qual a resposta da Petrotec à automação de pagamentos, nos centros de lavagem auto?

Gonçalo Mendes: Para a nossa gama de equipamentos disponibilizámos recentemente o pagamento por MB contactless. Esta é uma opção que dá resposta à crescente necessidade de meios de pagamento alternativos, nas pistas de lavagem, sobretudo quando o utilizador não tem dinheiro na mão e pretende lavar o carro no momento. Em Portugal, o centro de lavagem Galp em São João de Ponte – Guimarães, o posto Intermarché de Benavente - Santarém e o centro de lavagem Metamorfosazul em Pinhal Novo – Setúbal, já estão equipados com este meio de pagamento. Importa referir que este método de pagamento tem recebido uma excelente aceitação e uma adesão crescente, por parte do utilizador final. Para além da elevação da conveniência do utilizador, destaco adicionalmente a minimização de risco de furtos e a anulação de toda a logística das moedas que o explorador dos centros de lavagem se vê obrigado a providenciar, todos os dias.

2018 11 27 Artigo Site Jetwash 

Depois de tudo isto, ainda há espaço para melhorar a experiência do cliente?

Gonçalo Mendes: Claro que sim!Para além da melhoria continua de todos os fatores que já falámos - qualidade e conveniência -, assistimos de forma crescente à necessidade de proporcionar uma experiência de lavagem altamente diferenciadora. Atualmente, a indústria da lavagem automóvel tem apresentado ferramentas que nos permitem exponenciar a perceção de tecnologia, tocando visualmente os utilizadores, nomeadamente através de dispositivos de luz LED incorporados nas carenagens dos próprios equipamentos, sendo a luz projetada em cortinas de espuma e através de ecrãs multimédia. O foco atual da indústria do carwash é este mesmo: a intenção de impressionar o utilizador prescritor.

 

Quais as soluções que a Petrotec disponibiliza, atualmente, no segmento da Lavagem Automóvel?

Gonçalo Mendes:  O nosso objetivo passa por apresentar soluções que vão ao encontro à maior fidelização do cliente do nosso cliente. No âmbito da lavagem jetwash disponibilizamos equipamentos desenvolvidos e fabricados in house. Trata-se de uma gama de equipamentos de lavagem automóvel, para veículos ligeiros ou pesados, que foi concebida para uma fácil utilização, baixo consumo e uma especial preocupação pelo meio ambiente. Como resultado de mais de duas décadas de produção e desenvolvimento tecnológico temos a garantia de elevados níveis de fiabilidade, qualidade e uma manutenção muito reduzida.

Quanto às soluções de máquinas automáticas para lavar ligeiros e pesados, contamos com o expertise do nosso parceiro Istobal, que está há mais de meio século no sector e nos permite oferecer aos nossos clientes soluções de lavagem automática para qualquer necessidade de lavagem de veículos. Neste âmbito e a disponibilizar em breve, teremos a solução de lavagem interior de caixas de carga e contentores. Esta solução rompe a tradicional fronteira dos equipamentos automáticos que até agora se concentravam na lavagem exterior das viaturas.

2018 11 29 Artigo Site Istobal

 

Voltar